Gabri Veiga novo reforço do FC Porto
O primeiro reforço de 2025/26 chega em 2024/25 para o Mundial de Clubes: FC Porto contrata Gabri Veiga por 15 milhões (e 90% do passe)

Era um objetivo há muito identificado, só agora está prestes a tornar-se realidade: FC Porto chegou a acordo com Al Ahli para a contratação de Gabri Veiga, médio espanhol de 23 anos formado no Celta.
Depois de um primeiro ano de “aviso” marcado pela contratação de Cristiano Ronaldo, havia uma enorme expetativa para perceber até onde poderia chegar investimento da Arábia Saudita no futebol. Não foi aquele que chegou a temer, também não deixou de levar algumas figuras das ligas europeias para o Médio Oriente, tinha uma espécie de paradigma instituído em relação ao momento da carreira de quem aceitava rumar para uma realidade diametralmente oposta. Ainda assim, houve raras exceções – logo à cabeça, Gabri Veiga.
Ao contrário da maioria dos jogadores que iam chegando à Arábia Saudita, o médio espanhol estava numa fase em crescendo da carreira, era apontado a vários clubes europeus de topo e parecia ser uma questão de tempo até consolidar-se como opção de Luis de la Fuente. No entanto, e quando o Celta de Vigo recebeu uma choruda proposta do Al Ahli, Gabri Veiga não pensou duas vezes e aceitou o desafio de reforçar o quarto classificado da edição de 2022/23. Os galegos receberam os 40 milhões de euros da cláusula de rescisão, o jogador assinou um contrato milionário com a formação de Jeddah, Toni Kroos, então no Real, falou dessa mudança como algo “embaraçoso”, tendo em conta aquilo que estava a fazer (e bem) na Liga espanhola.
Dois anos depois, essa passagem parece ter rendido aquilo que tinha para dar. O espanhol conquistou a Liga dos Campeões asiática na presente época tendo o ex-portista Galeno ao seu lado (o que estreitou e muito as relações entre os dois clubes), fez oito golos e seis assistências nos 46 jogos disputados em 2024/25 e, de uma forma natural, voltou a receber algumas abordagens de equipas europeias para voltar ao Velho Continente com tudo o que isso poderia custar pelo passe e a nível de ordenados. Entre eles, houve um que nunca quis desistir. Foi apresentando várias ofertas, foi falando sempre com o jogador e representantes, foi mostrando que queria mais do que todos os outros. Esta quarta-feira, o fumo branco foi finalmente alcançado.
Numa última ronda negocial que conseguiu dissipar as distâncias que existiam ainda entre clubes, o FC Porto chegou a acordo para contratar o internacional espanhol Sub-21 por um valor de 15 milhões de euros fixos, a que se juntam depois mais quatro milhões de euros por objetivos. Os dragões ficam com 90% dos direitos económicos, com o Al Ahli a ficar com os restantes 10%. A oficialização do negócio está agora dependente dos habituais exames médicos, sendo que Gabri Veiga irá reforçar os azuis e brancos já a partir do Mundial de Clubes, que começa daqui a dez dias nos EUA com a formação portista inserida no grupo A.
Formado no Celta de Vigo, após passagens por UD Louro Tameiga e Santa Mariña no início das camadas jovens, o médio nascido em Porriño fez a estreia pela equipa B com 17 anos e fixou-se no conjunto principal a partir de 2021, tendo a grande temporada em 2022/23 com 11 golos em 39 encontros. Foi nesse verão que voltou a ser apontado a alguns dos maiores clubes espanhóis, rumando de forma surpreendente à Arábia Saudita numa transferência que mereceu várias críticas. Dois anos depois, Gabri Veiga volta à Europa.
“Estamos a negociar com o clube para ver se é possível. Não queríamos entrar em loucuras, queremos ser comedidos também na sua transferência. É um grande talento jovem e europeu, com grande proximidade, evidentemente, por ter nascido em Porriño, por ter-se desenvolvido no Celta de Vigo e esperemos levar a bom porto as negociações. Naturalmente temos a autorização do Al Ahli para falar com o jogador, que demonstrou a sua vontade de vir. O jogador abdica de mais de 90% do seu salário para jogar pelo FC Porto. Tudo isto é louvável na carreira de um desportista, que atualmente tomam muitas das opções no sentido de recuperarem ou de adquirirem ganho financeiro com as suas transferências. O Gabri faz precisamente o movimento inverso. Agora, depende um pouco das conclusões das negociações, que espero que se consigam fazer nos próximos dias”, apontou na semana passada Villas-Boas, líder dos dragões.
[A polícia é chamada a uma casa após uma queixa por ruído. Quando chegam, os agentes encontram uma festa de aniversário de arromba. Mas o aniversariante, José Valbom, desapareceu. “O Zé faz 25” é o primeiro podcast de ficção do Observador, co-produzido pela Coyote Vadio e com as vozes de Tiago Teotónio Pereira, Sara Matos, Madalena Almeida, Cristovão Campos, Vicente Wallenstein, Beatriz Godinho, José Raposo e Carla Maciel. Pode ouvir o 3.º episódio no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E o primeiro episódio aqui e o segundo aqui.]