Noticias

Miguel Oliveira Inicia Nova Fase na Carreira: Estreia no Mundial de Superbikes com BMW

Miguel Oliveira estreia-se nas Superbikes para defender título da BMW

Depois de sete temporadas no MotoGP, nas quais subiu por sete vezes ao pódio e somou cinco vitórias, o ‘Falcão’ inicia, no próximo sábado, uma nova fase da carreira ao serviço da marca germânica com a presença no Grande Prémio da Austrália, em Phillip IslandApós a saída do MotoGP no final de 2025, o português Miguel Oliveira estreia-se, este fim de semana, no Campeonato do Mundo de Superbikes 2026, que arranca no Circuito de Phillip Island, na Austrália. O almadense, de 31 anos, assume os comandos de uma BMW com o objetivo de defender o título de construtores que a marca alemã conquistou nas últimas duas temporadas.

Considerado uma das estrelas da competição, Oliveira substitui o bicampeão mundial Toprak Razgatlioglu, que, por sua vez, ocupou o lugar do português no MotoGP. O campeonato, organizado pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), é o segundo mais importante para motos de pista, distinguindo-se do MotoGP por utilizar motos derivadas de série (1000 cc) com um custo a rondar os 500 mil euros, em contraste com os protótipos de 3,5 milhões de euros da categoria rainha.

Apesar de a BMW ser a atual campeã, o favoritismo recai sobre a Ducati e o piloto italiano Niccolo Bulega, de 26 anos, que foi o único a rodar no segundo 28 durante os recentes testes na Austrália. Nesses, Miguel Oliveira alcançou a 10.ª posição.

No final da sessão, o piloto luso admitiu que o processo de adaptação ainda está em curso. «Gostaria de ter tido mais tempo para me ambientar, mas terei de o fazer também ao longo do fim de semana. Muitas voltas e boa informação. A minha 1000RR está linda», comentou.

O campeonato de 2024 contará com a presença de seis construtores: BMW, Ducati, Yamaha, Kawasaki, Honda e Bimota. Cada fim de semana de prova inclui três corridas: duas principais (sábado e domingo) e uma corrida curta de superpole no domingo.

Portugal terá uma dupla representação no paddock, com Tomás Alonso a competir na nova categoria Sportbike, que substitui as Supersport300. O piloto de Loures, de 24 anos, alinhará numa Yamaha pela equipa de Miguel Oliveira. O Mundial de Superbikes inclui ainda as categorias de suporte Supersport (600cc) e uma competição feminina.

O calendário é composto por 12 rondas, com duas a realizarem-se em território nacional. Após a jornada de abertura em Phillip Island, na Austrália, o campeonato segue para o Algarve. O regresso a Portugal está agendado para outubro, com a penúltima prova a ter lugar no Estoril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo